Instalação mal feita do aquecedor a gás pode gerar problemas para os usuários e vizinhos

Instalação mal feita do aquecedor a gás pode gerar problemas para os usuários e vizinhos

Um banho quentinho pode ser reconfortante, mas o mau uso e a instalação inadequada do aquecedor a gás podem dar uma grande dor de cabeça para você e seus vizinhos. Problemas relacionados à instalação inadequada do equipamento cresceram 7,5% em 2016 e afetou aproximadamente 10.800 pessoas no segundo semestre do ano passado só na cidade do Rio de Janeiro.

Nos primeiros meses de 2017, uma média de 6 ocorrências diárias foram registradas. A instalação incorreta de um único aquecedor pode interromper o fornecimento de gás do prédio inteiro duas horas após a instalação ser feita e afetar ruas vizinhas quatro horas após o ocorrido.

Este tipo de erro tem acontecido com uma frequência cada vez maior na cidade e, em alguns casos, é preciso fazer intervenções até nas calçadas dos prédios para retirar a água da tubulação de gás, já que a instalação errada pode provocar a entrada de água na rede de gás e a consequente interrupção do fornecimento.

Alguns problemas ocorrem por erro na instalação quando a conexão das entradas de água e gás é feita de forma invertida e o ponto de captação de água é conectado na entrada de gás. A Ceg alerta para a importância da instalação correta do equipamento.

Pode haver diferenças entre os equipamentos, portanto, é importante ficar atento aos pontos de instalação: gás com gás, água fria com água fria e água quente com água quente. Em caso de erro, a recomendação é fechar imediatamente as entradas de água e gás da sua casa e entrar em contato com a Companhia.

olivergas

    Deixe uma resposta